Um breve histórico da briga entre Facebook e Snapchat

São Paulo – O Instagram virou o Snapchat com uma simples atualização. Agora, o app do Facebook tem recursos muito parecidos com os da competição e permitirá que usuários compartilhem fotos e vídeos que somem depois de 24 horas. Não há como negar que a ferramenta lembra, e muito, o Snapchat Stories – até o nome, Instagram Stories, é similar, para falar o mínimo.
Essa não é a única semelhança entre os aplicativos. Ambos usam mídias essencialmente visuais e tornaram-se populares inicialmente entre os jovens. OInstagram, por exemplo, ganhou força rapidamente e foi adquirido pelo Facebook em 2012 por um bilhão de dólares. Hoje, o app tem mais de 500 milhões de usuários.
O Snapchat tinha tudo para seguir o mesmo destino do Instagram. Ele nasceu em 2011 dentro da Universidade de Stanford, nos EUA, e chamou a atenção dos jovens que não queriam que fotos pouco lisonjeiras fossem vistas mais de uma vez. Mas algo no caminho foi diferente. Os fundadores do app recusaram uma oferta de compra por parte de Mark Zuckerberg.
Desde a recusa de compra, o Snapchat virou, ao que tudo indica, um alvo dentro do Facebook. Foram diversas as tentativas de Mark Zuckerberg para vencer o Snapchat – até agora, todas em vão. Veja abaixo uma linha do tempo com as principais batalhas travadas.