top of page

Golpe usa falsos vídeos no Facebook para infectar dispositivos


Pesquisadores de segurança da ESET identificaram um golpe que usa falsos vídeos no Facebook para infectar dispositivos de usuários brasileiros.

Um dos principais objetivos é roubar contas do Facebook, permitindo acessá-las sem precisar de senha e até se passar pelo usuário, aplicando golpes em seus amigos na rede.

Os criminosos usam manchetes chamativas, como "Mistério resolvido! Criança desaparecida no Mato Grosso é encontrada dentro de cobra” e “Caso goleiro Bruno: após seis anos policia encontra vídeo de espancamento de Eliza Samudio”, para incentivar o usuário a clicar em links falsos para acessar as imagens. Depois de acessar a página maliciosa, o dispositivo é infectado e, depois de algumas horas, o usuário acaba compartilhando a mesma publicação, sem saber que o está fazendo.

“A escolha do Facebook tem como objetivo atingir o maior número possível de vítimas. E as pessoas precisam ficar bastante atentas a esse tipo de ataque, que tende a ser cada vez mais comum nas redes sociais mais populares”, afirma Camillo Di Jorge, Presidente da ESET.