Curte desafios? Pulseiras inteligentes podem estimular exercícios físicos
A tecnologia vestível ganha novos adeptos todos os dias. Dos que querem perder peso aos esportistas avançados, o monitoramento pode ser um grande aliado na busca por uma vida saudável. E ele pode vir na forma de uma pulseira simples ou de um smartwatch.
"Pulseiras de monitoramento são muito boas para aqueles que gostam de detalhes e desafios", conta Larissa Kussano, gerente de ginástica da Bio Ritmo. "Vale o investimento para aqueles que precisam se habituar com atividades físicas e que são motivados por metas a serem alcançadas".
Segundo Larissa, mais pessoas estão interessadas em tudo que está atrelado à saúde. "Esse tipo de tecnologia é atrativa, já que 'dá mais informações que nem sempre a própria pessoa consegue reconhecer."
Vale lembrar que pulseiras de monitoramento e smartwatches não são tão precisos quanto as fitas de monitoramento cardíaco --aquelas que são presas no peito. A contagem de passos também não é muito fiel. Se você agitar muito os braços, por exemplo, o gadget pode contar como passos. Sempre há pequenos erros.
A duração da bateria desse tipo de dispositivo varia de acordo com o uso. Mesmo que você pergunte a um amigo ou acredite no fabricante, o tempo antes da recarga pode mudar. O tempo informado pelos fabricantes é apenas aproximado.
Algumas pulseiras também garantem um despertar mais sutil, baseado em seu estágio de sono. Mas, se você tem um sono pesado, as pequenas vibrações não serão suficientes para acordá-lo.
Resumindo: "no pain, no gain". Se você precisa ou gosta de praticar exercícios, o fundamental é o esforço. Use a tecnologia para apri