Parlamentares dos EUA pressionam para que empresas de tecnologia revejam sistemas de criptografia

Parlamentares dos Estados Unidos disseram na quinta-feira, 10, que estão frustrados com a resistência das empresas de tecnologia em facilitar o acesso às agências de inteligência do governo a comunicações de usuários de smartphones e outros dispositivos digitais e sinalizaram que Congresso pode considerar a elaboração de uma nova lei que as obriguem a enfraquecer os sistemas de criptografia, cada vez mais sofisticados, para que os órgãos de segurança tenham acesso aos registros de comunicações de usuários.
A declaração foi feita por senadores na saída de uma reunião com o diretor doFBI, James Comey, realizada para atualizá-los em relação às investigações sobre o ataque terrorista na semana passada em San Bernardino, na Califórnia, que deixou 14 mortos e 21 feridos. O encontro ocorreu algumas semanas após os ataques terroristas que mataram 130 pessoas em Paris.
Os parlamentares disseram que o diretor da polícia federal americana alegou que dificuldade dos investigadores em ter acesso às comunicações do casal de terroristas contribuiu para que não fossem descobertos. Embora tenham evitado dizer se o FBI teria constatado que Syed Farook e sua esposa Tashfeen Malik se beneficiaram da ??comunicação criptografada, os senadores disseram que a polícia não descarta que isso possa ter impedido a detecção do plano de ataque.
Os